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» Cervejas Cerveja & Saúde: Um mito?
19/10/2011

Por Diego Cartier & Marcelo Cury

“A pint of beer a day, keeps the doctor away” – Desconhecido
(Um copo de cerveja por dia, mantém seu médico longe)

A cerveja é uma bebida natural e com baixo conteúdo de calorias.

Não contém gorduras e tem uma grande quantidade de carboidratos, vitaminas e proteínas.

Está cada vez mais claro que o seu consumo traz benefícios para a nossa saúde e diversos estudos estão sendo publicados dia após dia.

Aos poucos esse assunto será pauta do Bon Vivant e certamente trará a cerveja mais próxima de cada um de nós.

Hoje vamos falar das propriedades da cerveja, baseado no estudo de Anton Piendl, da Universidade de Weihenstephan, em Munique, Alemanha.

A cerveja é basicamente composta de:

- Água: O maior componente da cerveja. Alto poder de refrescância como a hidratação propriamente dita;
- Malte: Responsável pelos carboidratos, minerais, ácidos orgânicos (como o ácido fólico) e vitaminas da cerveja;
- Lúpulo: Traz o amargor, que é um belo estimulante do apetite, além de rico em polifenois;
- Fermento: “Bichinhos” mágicos que transformam nossa cevada em cerveja, são responsáveis pela produção de álcool bem como vitaminas.

Como subproduto desta alquimia, temos diversos compostos protéicos (aminoácidos essenciais), minerais como magnésio, fósforo e potássio (um litro de cerveja, por exemplo, tem a dose diária necessária de magnésio!) e vitaminas.

No grupo da vitaminas encontramos o grupo B, A, D e E.

Os polifenois, que são em alta concentração na cerveja (150mg/l), tem poder anti oxidante, que são benéficos em doenças circulatórias e câncer.

Nosso objetivo aqui não é ser chato, e sim alertar dos benefícios desta bebida, que pouco se fala e existem.

Oba! Então estou liberado para encher a cara? Não, também não é assim.

Existem níveis aferidos para benefício e não maleficio.

A Organização Mundial de Saúde (em 1999!), considera os seguintes níveis salutares: 10 a 30g de álcool por dia. E quanto é isso em uma cerveja??! Um copo de cerveja (300 mL), com cerca de 5% de alcóol, tem cerca de 15g , ou seja, o consumo diário de 2 copos trazem benefícios a sua saúde (Não, não vale acumular para o final de semana e tomar o acumulado da semana!).

E onde teríamos esses benefícios?

Em quase tudo! Sistema circulatório (na prevenção de infartos, AVC, controle pressórico, etc.), neurológico (o próprio AVC, síndromes demenciais, sem falar na sociabilidade que a cerveja trás), endocrinológico (diabetes), entre outros.

O mais importante é que você pode tomar sua cerveja tranquilo, moderadamente e só vai te fazer bem!

Saúde! (Em todos os aspectos!)


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